sexta-feira, 20 de junho de 2008

Reportagem Publicada no Diário Oficial de 13/06/2008

Centros Musicais ampliam ensino de música nas escolas

Projeto Centros Musicais, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e que propõe
atividades de valorização dos talentos das escolas por meio da música, está dando frutos. Uma mostra do trabalho desenvolvido na rede de ensino pode ser vista na Escola Municipal de Educação Infantil Vila Elizabeth, que formou a banda de percussão Banda da Beth, composta por alunos de 2 a 6 anos, que constroem seus instrumentos a partir de materiais recicláveis. A escola faz parte do núcleo Música na Educação Infantil, que tem a Escola Municipal de Educação Infantil Max Geiss como eixo. Latas de óleo, garrafas PET e outros materiais são utilizados para a confecção dos instrumentos de percussão, promovendo uma interlocução entre a música e o cuidado com o meio ambiente. Os ensaios da banda ocorrem no período em que as 110 crianças permanecem na escola e visam à descoberta e vivência da música e do ritmo. “Inserir a música na Educação Infantil é proporcionar à criança o exercício da infância de uma forma lúdica, criativa e solidária. É um momento no qual se compartilham experiências e se divide a sabedoria”, explica a vice-diretora Lourdes de Carvalho, que também coordena o projeto na escola.
Trabalho infantil — Na data em que se comemora a erradicação do trabalho infantil os alunos da Vila Elizabeth realizaram, ontem, uma caminhada nas proximidades da escola (Rua Paulo Gomes de Oliveira, 120, Bairro Sarandi) com o intuito de lembrar a data e alertar para a necessidade do resgate da infância. “A música está nos possibilitando o incentivo ao protagonismo juvenil. O aluno, por meio da música, vive o mundo infantil e é feliz por isso”, acrescenta Lurdes.


Caminhada pela Erradicação do Trabalho Infantil



























Esta é a nossa rede, plural, linda, pulsante!
Os centros musicais transversalizando com o Abrindo Espaços (AECA)... A Banda da Beth tocou, fez seu som, sua musicalidade, por um mundo sem trabalho infantil. O sucesso deste evento se deu porque dois grandes programas desta gestão e suas ações transverzalizaram: 'Lugar de criança é na família e na escola' e 'Vizinhança segura'. A guarda municipal esteve presente apoiando e respaldando este evento. É muito bom fazer parte dessa história.


























Nossa caminhada pela erradicação do trabalho infantil passou pela EMEF João Goulart, nossa vizinha. Para esta caminhada contamos com a presença amiga da Guarda Municipal.


sexta-feira, 13 de junho de 2008

A Banda da Beth















...Olha os Centros Músicais aí gente!!!! É a integração social, é o exercício da cidadania e da infancia. Lugar de Criança é na Familia e na Escola, uma escola com qualidade e com espaços de muita alegria.